CAPITAL EFICIENTE INSTALA NOVA CENTRAL SOLAR DOS CTT EXPRESSO NO MARL

 

A CTT Expresso, empresa do segmento de Expresso e Encomendas do Grupo CTT, continuam a apostar em energia solar fotovoltaica. Recentemente, a empresa adjudicou à Capital Eficiente, com execução da Sotecnisol Power & Water, a execução de uma central solar fotovoltaica para autoconsumo (UPAC), nas suas instalações do Mercado Abastecedor da Região de Lisboa (MARL).  

Com início da operação prevista para o segundo trimestre de 2021, esta nova central solar irá permitir que a energia produzida se destine ao consumo dos CTT e, caso exista excedente de produção de energia, a mesma seja injectada na rede eléctrica. Espera-se que, no primeiro ano, a produção de energia limpa atinja os 625 mil kWh, um número que representa cerca de 40% do consumo anual da instalação, e que os ganhos acumulados a 25 anos sejam superiores a 1 milhão de euros.  

Até à data, já foram inauguradas três unidades de pequena produção (UPP) em edifícios do Grupo CTT, onde o objectivo é a rentabilização da cobertura dos mesmos através da venda à rede da energia produzida pelas centrais fotovoltaicas. Foram ainda fechados mais dois projectos de unidades de produção para autoconsumo, além do projecto da MARL.   

Estima-se que estas seis unidades, cuja potência instalada total é de 700 kWp, permitam aos CTT injectar na rede, no primeiro ano, 1.038.306,00 kWh, um valor que equivale em média ao consumo anual doméstico de electricidade de 341 agregados familiares em Portugal, de acordo com dados da PORDATA.